quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Verrugas

As verrugas são uma doença infecciosa de baixa infectabilidade causada por um vírus. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são vistas com maior freqüência nas mãos, pés e rosto (áreas de contato freqüente). As verrugas podem ser denominadas de acordo com a localização no corpo e aparência. Na sola dos pés são chamadas de verrugas plantares. Em volta e sob as unhas das mãos ou dos pés são chamadas de periungueais ou subungueais, respectivamente. Verrugas comuns nas mãos, pernas e em outras lugares são verrugas vulgares, mas freqüentemente chamadas apenas de verrugas comuns. Verrugas planas, numerosas e muito pequenas (do tamanho da cabeça de um alfinete) vistas com freqüência em grande número no rosto de crianças, na testa, braços e pernas são chamadas verrugas planas juvenis. Essas são vistas com menos freqüência em adolescentes e raramente em adultos.

A verruga típica é uma protuberância áspera, redonda ou oval que se levanta da pele e pode ser mais clara ou mais escura que a pele em volta, da cor da pele ou até mesmo (raramente) preta. A maioria dos pais está familiarizada com a aparência normal de uma verruga típica e não tem problemas em diagnosticar essa condição. Verrugas com uma superfície lisa e as verrugas pequenas e lisas em crianças podem causar alguma dificuldade em serem diagnosticadas pelos pais. As verrugas comuns não causam nenhum desconforto a menos que estejam em áreas de traumas repetidos.

As verrugas plantares não são diferentes das comuns mas, devido à localização na sola dos pés, podem se tornar extremamente doloridas. Um grande número de verrugas plantares nos pés pode causar dificuldade para andar ou correr e podem ser debilitantes.

As verrugas ao redor e embaixo das unhas são similares às verrugas comuns, mas muito mais difíceis de se curar.

A verruga comum pode desaparecer de forma espontânea, freqüentemente dentro de 2 anos após o seu aparecimento. Uma vez que as pessoas geralmente consideram as verrugas desagradáveis, parecendo haver um estigma social (entre as crianças em idade escolar) associado com o fato de se ter verrugas, os pais freqüentemente procuram tratamento. O tratamento de verrugas melhorou muito nos últimos 10 anos mas, mesmo com tratamento eficaz, é comum haver recorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário