quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TRASTORNO BIPOLAR.


O transtorno afetivo bipolar é uma doença que se refere ao humor ou afeto. A característica do transtorno afetivo bipolar é a alteração do humor com episódios depressivos e maníacos no decorrer da vida.

Os sintomas do TAB são estáveis, porém é uma doença que apresenta uma complexidade e um quadro clínico diverso.

Alguns dos sintomas da fase maníaca são: hiperatividade, sentimento de grandeza, sentimento de alegria e bem estar inabaláveis, necessidade de sono diminuída, comportamento sexual desinibido e promíscuo. Já na fase depressiva, a pessoa apresenta sentimentos de tristeza, desespero e auto-estima baixa.

A característica fundamental do Transtorno Bipolar é assinalada pelo acontecimento de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.

As causas do TAB podem estar relacionadas à hereditariedade, traumas, acontecimentos fortes, como mudança e morte.

O tratamento é feito com lítio e anticonvulsivantes, como o tegretol e o trilpeptal. Os antipsicóticos são usados temporariamente, durante as fases intensas de mania.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post e divulgação de informações sobre o transtorno bipolar. Eu acredito que quanto mais pessoas tomarem conhecimento do que é essa doença, teremos menos preconceito. E sobre o texto, eu creio que 90% do transtorno é de origem génetica... Não acredito muito nos "estressores" ambientais... Eles são secundários... Imagino que novas pesquisas na área génetica estão em curso, e provavelmente teremos boas notícias em breve.

    ResponderExcluir