quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Embolia arterial

A embolia é uma condição na qual um coágulo (ou um pedaço de placa que age como um coágulo) viaja do lugar onde se formou para um novo local no corpo. Nesse novo local o coágulo pode se alojar em uma artéria e bloquear o fluxo sangüíneo. Esse bloqueio priva os tecidos locais do recebimento de seu fluxo sangüíneo normal e de oxigênio (isquemia), condição essa que pode causar danos ou destruir, e até matar, os tecidos daquele órgão (necrose).

A embolia arterial pode ser causado por um único êmbolo, ou por muitos. Os riscos incluem a ocorrência de fibrilação atrial, porque o fluxo sangüíneo passando pelos átrios pode ser lento o bastante para desencadear a formação de coágulos, que então podem viajar pela corrente sangüínea. Os fatores que indicam uma tendência maior para a formação de coágulos também podem estar associados a um risco maior. Entre esses fatores estão: lesão ou dano a uma parede arterial, condições hematológicas (componentes do sangue) associadas a um aumento de coagulação (como a contagem plaquetária aumentada) e outros distúrbios.

A embolia arterial pode envolver as extremidades, especialmente as pernas e pés. Alguns quadros envolvem o cérebro ou o coração, causando um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Os locais menos comuns para a ocorrência de embolismo são os rins, os intestinos e outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário