quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nódulos nas mamas

Há muitas causas para os nódulos na mama, incluindo as descobertas fisiológicas normais. Alguns nódulos estão relacionados à idade. Os recém-nascidos, tanto do sexo feminino quanto do masculino, têm nódulos de tecido mamário dilatado abaixo do mamilo, que foi estimulado pelos hormônios maternos. Esses nódulos desaparecem depois de alguns meses do nascimento.

A partir dos 8 anos, as meninas podem desenvolver nódulos sensíveis abaixo de um ou dos dois mamilos (freqüentemente apenas um). Esses nódulos são protuberâncias mamárias e são um dos primeiros sinais do início da puberdade. Os meninos na puberdade intermediária (normalmente por volta dos 14 a 15 anos) podem desenvolver nódulos sensíveis abaixo de um ou dos dois mamilos, também em resposta às alterações hormonais da puberdade. Esses nódulos tendem a desaparecer em um período de 6 meses a 1 ano. Também é importante lembrar que as alterações hormonais no período próximo à menstruação podem provocar uma sensação de que há nódulos ou grânulos no tecido mamário.

Nem todos os nódulos na mama de mulheres adolescentes e adultas são câncer, embora a descoberta de um nódulo sempre nos faça pensar, de imediato, em câncer. É importante lembrar que 80% a 85% de todos os nódulos da mama são benignos, especialmente em mulheres com menos de 40, 50 anos. As causas do nódulo benigno incluem alterações de mama fibrocística, fibroadenoma, necrose de gordura (dano a uma parte do tecido adiposo dentro da mama) e abscesso mamário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário