quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bebê de mãe diabética

Um bebê de mãe diabética é, por definição aquela criança nascida de mãe portadora de diabetes, mas se refere especificamente ao bebê cuja mãe apresenta persistentemente, níveis elevados de açúcar no sangue (glicose).

O nível elevado de açúcar em gestantes pode provocar certos achados consistentes em suas crianças. Os bebês de mães diabéticas são em geral, maiores em tamanho, com sistemas orgânicos grandes. Essas crianças podem sofrer um episódio de hipoglicemia logo após o nascimento, pelo aumento de produção fetal de insulina (uma substância que transporta a glicose da corrente sangüínea para os tecidos do corpo), em resposta ao elevado nível de açúcar no sangue materno. Este quadro exige um controle cuidadoso dos níveis de açúcar presentes no sangue dessas crianças. De modo geral, existe uma probabilidade maior de que mães diabéticas abortem ou dêem à luz um natimorto.

A prevenção do BMD clássico, ou "bebê de mãe diabética", exige o acompanhamento da mãe diabética ou com diabetes gestacional durante toda a gestação. O controle satisfatório da glicose no diabetes já existente, e o reconhecimento precoce do quadro de diabetes gestacional podem evitar muitos dos problemas associados aos filhos de mães diabéticas. O controle cuidadoso do bebê nas primeiras 24 horas após o nascimento pode evitar as complicações decorrentes da hipoglicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário