quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alergia alimentar

Sintomas que aparecem devido a uma resposta imune e que são desencadeados por certos alimentos. Normalmente, a resposta imune defende contra substâncias potencialmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Ocasionalmente, uma resposta imune é desencadeada por uma substância (alérgeno), que geralmente não é nociva, e a pessoa desenvolve uma alergia.

A causa das alergias alimentares não é totalmente compreendida, pois elas podem produzir uma grande variedade de sintomas. É difícil de se avaliar a incidência, pois as notificações são esporádicas. As reações a alimentos podem variar de brandas a fatais, dependendo do tipo e da gravidade da reação.

A alergia alimentar é comum. O sistema imune libera anticorpos e substâncias, incluindo a histamina, em resposta à ingestão de alimentos ou componentes de alimentos específicos. Os sintomas podem estar localizados no estômago e intestinos ou podem envolver muitas partes do corpo, após a comida ser digerida ou absorvida. Os sintomas costumam se iniciar imediatamente, raramente aparecendo mais de 2 horas após a ingestão do alimento.

As alergias alimentares se assemelham, com freqüência, a outras condições, como a intolerância a alimentos, (provocada pela falta da enzima necessária para digerir aquele alimento), a síndrome do intestino irritável, a resposta ao estresse físico ou emocional, a contaminação de alimentos por toxinas (intoxicação alimentar) e outros distúrbios. A alergia alimentar é diferenciada da intolerância alimentar e de outros distúrbios, pela produção de anticorpos e pela liberação de histamina e substâncias semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário