quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AS HÈRNIAS



As hérnias da parede abdominal apresentam-se como protuberâncias ou saliências em várias regiões da parede do abdômen tais como a região umbilical, a região epigástrica, e as regiões inguinais, que são as mais frequentes. Existem outras hérnias da parede abdominal que são raras: lombares e perineais. Além destas existem as hérnias que ocorrem em incisões prévias da parede abdominal que são denominadas de hérnias incisionais.




As hérnias podem aumentar através dos anos e por vezes o seu conteúdo pode determinar a oclusão de segmentos de intestino que protui através destes orifícios, tornando-se uma urgência médica, cujo tratamento envolve riscos adicionais. Quando o portador de uma hérnia caminha, faz esforço físico excessivo, aumenta de peso, tem tosse crônica, em geral por tabagismo, a tensão aumenta no interior do abdomen ocasionando dor e favorecendo o aparecimento de complicações como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia.



As hérnias inguinais são mais comuns em homens, mas podem se desenvolver também no sexo feminino, que em geral protui através do orifício femoral.
As hérnias incisionais, umbilicais e epigástricas ocorrem em ambos os sexos com predominância variável em diferentes populações. Como visto, então, a hérnia deve ser corrigida cirurgicamente o mais rápido possível.
A utilização de outros métodos, como o uso de "fundas", cintas, repouso e restrição física, é desaconselhável e são medidas apenas paliativas, temporárias e que aumentam os riscos de complicações no longo prazo. O único tratamento definitivo para as hérnias acima descritas é o tratamento cirúrgico especificamente indicado para cada tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário