quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ALERGIAS

O que é alergia?

Uma alergia pode se referir a vários tipos de reações imunológicas, incluindo hipersensibilidade tipo I na qual o corpo da pessoa é hipersensível e desenvolve anticorpos para proteínas típicas.
Quando uma pessoa é hipersensível essas substâncias são conhecidas como alérgenos. A hipersensibilidade tipo I é caracterizada pela ativação excessiva das células mastócitas e basófilas pela imunoglobulina E, ocasionando em uma resposta inflamatória sistêmica que pode resultar desde sintomas benignos, como nariz escorrendo, até choque anafilático que pode requer tratamento por toda a vida e levar à morte. Febre do feno é um exemplo de tipo de alergia comum de menor gravidade. Grande parte da população sofre de sintomas da febre do feno em resposta ao pólen.
Sinais e sintomas das alergiasAlergia é caracterizada pela resposta inflamatória local ou sistêmica ao alérgenos. Sintomas locais são:* Nariz: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica).* Olhos: vermelhidão e coceira da conjuntiva (conjuntivite alérgica).* Via aéreas: broncoconstrição, respiração difícil e dispnéia, algumas vezes ataques de asma.* Pele: várias erupções como eczema, urticária e dermatite de contato.
A resposta alérgica sistêmica também é chamada de anafilaxia. Dependendo da severidade, ela pode causar reações cutâneas, broncoconstrição, edema, hipotensão, coma e até morte.
Tratamento da alergiaProvavelmente o fator mais importante na reabilitação de alguém com alergia é remover a fonte dos alérgenos do ambiente de casa e evitar lugares onde o contato com alérgenos é provável.

Tipos de alergias e alérgenos mais comuns

Além das proteínas alheias encontradas em transfusões de sangue e vacinas, os alérgenos mais comuns e seus tipos de alergia incluem:* Polens de plantas - Febre do feno.* Esporos de mofo.* Drogas : penicilinas, sulfonamidas, anestésicos, salicilatos.* Alimentos - Alergia alimentar : nozes, frutos do mar, gergelim, clara de ovo, alguns legumes, soja, leite, trigo, milho ou maizena.* Picada de inseto.* Pêlos de animais.

ANA BERATIZ BITU DE FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário